Free

Memoria hydrografica das ilhas de Cabo Verde

Text
iOSAndroidWindows Phone
Where should the link to the app be sent?
Do not close this window until you have entered the code on your mobile device
RetryLink sent

At the request of the copyright holder, this book is not available to be downloaded as a file.

However, you can read it in our mobile apps (even offline) and online on the LitRes website

Mark as finished
Font:Smaller АаLarger Aa

Tem visto o Leitor, que a Ilha brava pintada na minha Carta, he a bem dizer huma nova Ilha comparada com a que vem na Carta de d'Aprés; sem que por isto se diminua o crédito de d'Aprés, pois elle nunca foi a tal Ilha, e só a veria de longe, bem como Mr. Fleurieu , e Verdum; cujos Navegadores forão tão sómente á Villa da praia na Ilha de S. Tiago.

Passemos á Ilha do Fogo; esta só tem hum porto na Carta de d'Aprés, quando ha dois; hum de S. Filippe ao Norte para o tempo de Inverno; e outro de Nossa Senhora para o tempo de Verão, ou das brisas. Desta Ilha não direi mais, por estar só dous dias nella, mas posso affirmar ao Leitor, que a sua verdadeira figura he differente da que se vê na Carta de d'Aprés, mas não obstante eu a pintei por ella.

Na Ilha do Maio tambem lá estive hum dia fundeado no porto do Inglez; porém como naveguei á vista della, tanto da banda de Leste, como de Oeste, e tirei informações dos Práticos, a deliniei da melhor fórma que me foi possivel, em ponto tão pequeno.

Em quanto á Ilha de S. Tiago, parece-me esta Ilha a mais bem collocada, e delineada (deixando algumas pequenas differenças) das que se achão na Carta de d'Aprés: talvez por ser a mais frequentada de todos os Navegadores; e com effeito o porto da Villa da Praia he hum dos mais seguros de todas estas Ilhas no tempo das brisas, e o mais proprio para refrescar. Poucas addições tive que fazer, mas com tudo emendei a ponta do Norte, e fiz menção do porto do mangue no Tarrafal; e supprimi os Ilheos, que se achão pela parte de Oeste na Carta de d'Aprés; porque os não ha.

A Ilha da Boavista tambem foi emendada, primeiro em notar-lhe a restinga de pedras, que ha entre o Ilheo, e a Ilha no porto do Inglez, cuja restinga se não vê na Carta de d'Aprés, e antes mostra huma passagem livre, e por consequencia hum precipicio a qualquer Navio, que fosse para entrar no porto, guiando-se pela dita Carta, sem mais noticia, e esta infelicidade já tem acontecido. E com effeito hum Piloto, que fosse dar fundo no porto do Inglez só pelo socorro da Carta, antes preferiria entrar por entre o Ilheo, e a terra, do que por entre o Ilheo, e o baixo, sendo esta ultima a entrada; porque entre o Ilheo, e a terra ha hum recife de pedra, como se vê na minha Carta. Notei mais o porto do Norte, que serve no tempo das aguas; porém este porto he muito arriscado, e os Navios, que não tiverem bom Prático, devem fugir de lá ancorarem em tempo algum. Alonguei os recifes de toda a parte de Leste da Ilha, por não estarem notados com segurança na Carta de d'Aprés: e tambem não estão ainda bem notados na minha, por me ser muito perigoso o reconhecer as extremidades de semelhantes recifes: e só direi, que esta Ilha he a mais perigosa de todas ellas; porque estes recifes da parte de Leste deitão muito para o mar, de maneira que no tempo das brisas, e em dias de neblina, hum Navio póde encalhar sem vêr a terra, como já tem acontecido: e he esta huma das principaes razões, porque os Praticos nunca vão demandar esta Ilha.

A Ilha do Sal pela parte do Sul na Carta de d'Aprés acaba por huma ponta redonda, cercada por hum recife de arêa, porém não he assim; esta Ilha da parte do Sul finaliza por huma ponta de arêa bem comprida, e muito raza, que terá huma boa legoa de comprimento, a que chamão a ponta da Madama; e da banda de Leste ha hum ancoradoiro, como se vê na minha Carta. Vendo-se a parte do Sul desta Ilha, parece finalizar a terra, quando ainda ha a tal restinga, que apenas se vê de meia legoa no tempo das brisas; esta Ilha da parte do Norte não he perigosa, e he hum pouco montanhosa.

Passando agora á Ilha de S. Nicoláo, verá o Leitor, que eu lhe dou huma figura muito differente daquella, que se vê na Carta de d'Aprés; porque na verdade assim he, pois eu a rodeei, e tambem deliniei parte della por terra, e estou muito bem certo, que os Navegadores acharáõ (como tem achado) ser esta a figura mais aproximada á verdadeira; tambem fiz menção do porto do Tarrafal.